vialgarve                   
vialgarve                            Tiago Torégão
Navigation Map
e-mail vialgarve

webmaster JNN
Gestão do Tempo

A forma como hoje em dia fazemos a nossa gestão do tempo tem implicações directas com a nossa vida profissional e pessoal, com a nossa produtividade e com a dos outros. A cultura portuguesa marcadamente latina ainda não se habituou a ser pontual e disciplinada, algo de que os países nórdicas não prescindem e com quem nós temos muito a aprender.

É frequente que num dia de trabalho onde estão previstas várias reuniões exista no final do dia uma derrapagem de pelo menos um par de horas, tudo porque a reunião que deveria ter começado às 9.30h começou às 10.15h, o que obriga a que a reunião seguinte comece inadiavelmente com 45 minutos de atraso, que o almoço seja feito tardiamente, e que se prolongue até às 15.30 ou 16h e por aí fora. Acresce a este facto que muitas vezes as reuniões são mal preparadas, ou tampouco o são, com pessoal que muitas vezes não tem capacidade de decisão, ou conhecimentos suficientes para o fazer dada a pouca preparação. No final do dia o sentimento que fica é o de um dia completamente improdutivo, onde todas as decisões foram adiadas para uma futura reunião a agendar, com a agravante que o trabalho do dia à dia se acumulou.

Todos sabemos deste facto, mas na gestão do caos inevitável que nos rodeia no dia à dia, quer pelas tarefas que é preciso desempenhar de forma regular, quer por todas as imprevistas que entretanto surgem, nunca disponibilizamos uns minutos do nosso dia para programar ou planear com a antecedência possível o nosso dia de amanhã. Logicamente que não existem formulas mágicas para ultrapassar este problema, e que tudo isto só é possível melhorar com a experiência acumulada, mas se não fizermos um esforço pessoal, nem em duas gerações será possível ultrapassar esta situação que em tudo nos prejudica.

Não vou aqui apresentar nenhum receituário, ou tabela de truques para melhorar a nossa gestão do tempo, mas não há dúvida que com apenas meia dúzia de minutos por dia poderíamos em muito melhorar a nossa vida profissional e pessoal.

Por outro lado, o nosso programa educacional, que tanto fala em reformas, não dá nos tempos que correm resposta a um conjunto de situações que se tornaram quotidianas e para as quais os jovens não estão preparados quando entrarem no mercado de trabalho, ou começarem a constituir família. Se bem que a questão da educação sexual já é abordada em muitas escolas, outras matérias existem sobre as quais muitos de nós tivemos de aprender às nossas custas. Só para dar alguns exemplos poderíamos falar em culinária, em cidadania, com um aprofundamento da importância das questões relacionadas com o voluntariado e naturalmente em gestão do tempo.

Fica portanto aqui o mote para que todos façamos um esforço no sentido de melhorar-mos a nossa gestão do tempo e com isso melhorar-mos a nossa vida profissional e pessoal e deixar-mos de ter tanta influência no tempo dos outros.

Tiago Torégão
Economista
Jornal do Algarve 29.01.2004

Jornal do Algarve

Comente este artigo

Comentários por HaloScan.com
Tiago Torégão João Nuno Neves Pedro Miguel Ortet Jorge Lami Leal Jorge Moedas Carlos Baía Lara Ferreira Hugo Leonardo Nuno Silva Alexandra Paradinha Paula Rios Pedro Gonçalves Miguel Antunes José Leiria André Botelheiro André Ramos António Ramos Marco Rodrigues Outros