vialgarve                   
vialgarve                                Nuno Miguel Lopes Gaspar da Silva
Navigation Map
e-mail vialgarve

webmaster JNN
Manifesto Contra a Hipocrisia

Claro que fico chateado. Bem sei que esta frase mais parece o anúncio de uma prestigiada instituição bancária, mas, de facto, não querendo imitar ninguém, trata-se apenas de manifestar o meu profundo desagrado face ao avanço da cultura mais estúpida do mundo, a hipocrisia.

Por isso, se não se importarem, decidi avançar com um pequeno contributo para amenizar as situações em que saímos de cabelos em pé, tal é a hipocrisia que vemos ou que até sentimos na pele por diversas situações.

Pelos vistos, para alguns, ser hipócrita é absolutamente normal. Basta viver sob o jugo de alguém, aceitar as regras enquanto mandamentos indiscutíveis, viver sob um disfarce e assim salvar a pele, conforme muitos teimam em definir este conceito de hipocrisia.

Salvar a pele tem muito que se lhe diga. Nada tenho contra uma orientação de bom senso que nos guie e nos permita avaliar cada situação tendo em conta o maior número de factores. Agora salvar a pele como se vê por aí, e, em nome desta fuga para a frente, atropelar, manietar, ser quem não se é e outras coisas mais, parece-me francamente uma estupidificação que nem vale a pena classificar muito mais. É mau e ponto final.

Acontece que, como todos sabemos, nem sempre ganham os justos e nem sempre a verdade prevalece no tempo em que desejamos. Por isso, por vezes, há que inverter o jogo e fazer das tripas coração para que possamos continuar a respirar. Infelizmente, não faltam situações em que, por mais sangue que tenhamos na guelra, nos sentimos plenamente impotentes para lutar contra tamanho adversário. Assim, deixo-vos alguns conselhos para assistirem ao jogo erradamente baptizado como saber viver, na ânsia de poder dar-lhe alguma motivação para resistir. Simplesmente, resistir.

Conselho número um. Quando perceber que uma pessoa é hipócrita não reaja. Bata-lhe nas costas se puder. Conforte-a. Seja mais astuto que o seu interlocutor.

Conselho número dois. Procure ouvir as ideias hipócritas. Isso não fará de si um santo mas verá que estando a par das mesmas será mais fácil precaver-se dos possíveis estragos que são mais do que certos.

Conselho número três. Sorria. A sério, mesmo que isso lhe provoque fortes dores estomacais sorria sempre. Se não for possível fazer algo contra, nada melhor do que viver bem disposto esta autêntica teatralização da vida.

Acho que isto pode fazê-lo sentir-se melhor. Embora seja complicado mudar o estado das coisas, há sempre algo que se pode fazer, há sempre princípios que valem a pena por em prática em vez de ficarem guardados na gaveta depois de terem sido propagandeados pela boca de alguém. Como todos sabemos, não há pior hipocrisia do que anunciar uma coisa e fazer outra.

Nuno Silva
Técnico de Recursos Humanos
Jornal "Região-Sul" 28.06.2006

Jornal 'Região Sul'

Comente este artigo

Comentários por HaloScan.com
Tiago Torégão João Nuno Neves Pedro Miguel Ortet Jorge Lami Leal Jorge Moedas Carlos Baía Lara Ferreira Hugo Leonardo Nuno Silva Alexandra Paradinha Paula Rios Pedro Gonçalves Miguel Antunes José Leiria André Botelheiro André Ramos António Ramos Marco Rodrigues Outros