vialgarve                   
vialgarve                               Jorge Moedas
Navigation Map
e-mail vialgarve

webmaster JNN
Ai se nos mexem no queijo

Li esta semana um livro cuja leitura aconselho vivamente a todas as pessoas, principalmente a gestores. “Quem mexeu no meu queijo?” do Dr. Spencer Johnson é uma pequena história sobre pessoas, ratos e queijos (simbolizando o queijo aquilo que procuramos na vida – dinheiro, emprego, relacionamentos...), e sobre a forma como diversos tipos de personalidade, ou atitude, lidam com a mudança. É um livro que ajuda a estar alerta e a lidar com as mudanças.

No livro, os protagonistas encontraram o eu queijo e enquanto uns se mantêm atentos outros acomodaram-se e relaxaram. Quando lhes mexem no “queijo” e este desaparece, enquanto os primeiros rapidamente se adaptam, os segundos que recusam aceitar e adaptar-se à mudança, rapidamente mergulham no abismo.

Aplicando esta enorme metáfora ao turismo no Algarve a minha preocupação é: ai se nos mexem no queijo!!! Ai se a realidade a que há muito estamos habituados se altera. Isto porque me parece que estamos a ter a atitude de acomodação e relaxamento, e que estando o queijo já em movimento, não estamos alertas e a prepararmo-nos para as mudanças.

Mais uma vez insisto na necessidade de nos adaptarmos às exigências de Qualidade, Qualidade Ambiental e Excelência nos Serviços. Caso contrário, corremos o risco de nos tirarem o “Queijo” e o Algarve ficar sentado a olhar e, tipicamente, ficar à espera que tudo corra pelo melhor e que quem o tirou o devolva. É capaz de não correr bem...

Jorge Moedas
Engenheiro do Ambiente
Jornal "Região-Sul" 09.07.2003

Jornal 'Região Sul'

Comente este artigo

Comentários por HaloScan.com
Tiago Torégão João Nuno Neves Pedro Miguel Ortet Jorge Lami Leal Jorge Moedas Carlos Baía Lara Ferreira Hugo Leonardo Nuno Silva Alexandra Paradinha Paula Rios Pedro Gonçalves Miguel Antunes José Leiria André Botelheiro André Ramos António Ramos Marco Rodrigues Outros