logo NOVA ALTERNATIVA por Ricardo Baptista

Como implementar um turismo ambiental - Receita II

Sempre optimista, acredito que a receita para implementação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGAs) no sector turístico, que iniciámos na minha última exposição tem interesse para alguns, pelo que continuo com ela, sempre na perspectiva de que sempre que se defende uma ideia deve dizer-se como aplicá-la. Continuemos então...

Ingredientes (a lista aumenta):
1- empresa na área do turismo;
1- gestor ambientalmente sensibilizado;
1- equipa de trabalho motivada;
1- norma NP EN ISO 14001;
1- consultor na área do ambiente.

Por esta altura da receita da implementação do SGA terá de arranjar, primeiro uma norma ISO 14001, que pode ser encontrada na mercearia do Instituto Português da Qualidade, e depois um consultor na área dos SGAs.

Pegue então na norma e desfolhe-a.
Pegue no consultor e esfole-o (sim porque já que vamos pagar é importante tirar o máximo de mais valia, actualmente há muita escolha no mercado).
Com o consultor esfolado, vamos cozinhar uma avaliação ambiental inicial da empresa - o resultado da mistura de entrevistas aos colaboradores, visita às instalações, análise das práticas ambientais existentes, análise da documentação da empresa.
Esprema então a Avaliação Ambiental Inicial e tire-lhe o sumo.
O sumo são os Aspectos Ambientais da empresa e as recomendações para cozinhar o sistema.
Depois de coar o sumo da informação inútil, comece a cozinhar o seu SGA estruturando os documentos - Manual de Gestão Ambiental e Manual de Procedimentos - de acordo com as normas do grande receituário que é a ISO 14001.

Jorge Moedas
Engenheiro do Ambiente
Jornal "Região-Sul" 05.03.2003

 

Jornal 'Região Sul'

Comentar este artigo           Imprimir Imprimir

Voltar à Página de Jorge Moedas