logo NOVA ALTERNATIVA por Ricardo Baptista

Como implementar um turismo ambiental - Receita I

Como sou um optimista vou acreditar que as minhas anteriores exposições contribuíram para sensibilizar os nossos empresário de turismo para a importância de incorporar no seu negócio preocupações ambientais. Vou até acreditar que existe neste momento pelo menos mais uma pessoa disposta a iniciar a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental.

Sendo assim, e porque acredito que se deve sempre fazer mais do que simplesmente apregoar e defender determinadas coisas, deve dizer-se como é que elas se fazem, vou tentar "dar a receita" para os primeiros passos da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental. Ingredientes:

1- empresa na área do turismo;
1- gestor ambientalmente sensibilizado;
1- equipa de trabalho motivada.

Primeiro passo:
Analíse a sua empresa e com a ajuda de um técnico de ambiente defina uma política de ambiente adequada à empresa tendo em conta os seus produtos ou serviços e a natureza e escala dos impactes da sua actividade. Não esqueça de incluir: 1- compromisso de cumprimento da legislação ambiental; 2- compromisso de prevenção da poluição; 3-compromisso de melhoria continua.

Reuna todos os seus colaboradores e transmita-lhes a importância das questões ambientais para a empresa, a política de Ambiente e o seu comprometimento para com o Sistema de Gestão Ambiental.

Deixe marinar...

Jorge Moedas
Engenheiro do Ambiente
Jornal "Região-Sul" 05.02.2003

 

Jornal 'Região Sul'

Comentar este artigo           Imprimir Imprimir

Voltar à Página de Jorge Moedas