vialgarve                   
vialgarve                                Marco Rodrigues
Navigation Map
e-mail vialgarve

webmaster JNN
Cultura no Algarve!

O verão chegou novamente e, com ele, mais uma enchente de turistas!

Enchente não é bem o termo, mas que as ocupações face aos últimos anos estão a melhorar… isso é verdade!

Este ano a previsão é de um aumento nas taxas de ocupação de 3 a 4 porcento. No entanto, a realidade também nos mostra que as receitas de alojamento não estão a aumentar, querendo isto dizer que cada vez mais se vende o Algarve a preços mais baixos.

Fruto dos discursos pessimistas e da redução do poder de compra que se abateram em Portugal nos últimos anos, ou apenas fruto de uma grande pressão por parte de grandes Operadores Turísticos e de novos Destinos Turísticos Emergentes (em países onde os governos dão a devida importância - e incentivo - ao sector), as receitas estão cada vez menores.

Quem ganha com isto são os supermercados e mini-mercados (em deterimento da restauração que vê os seus potencias clientes comprarem umas sandes e uns refrigerantes no supermercado mais próximo).

Temo que o bendito Turismo Cultural de que tanto se fala no Algarve e que há tantos anos se fala, esteja de certa forma condenado.

A verdade é que o Summer Festival (que vai trazer ao Algarve uma série de espectáculos diversos), a World Press Photo em Portimão, as construções na Areia (Fiesa), o Mundialito Outdoor de Futsal 2006 em Vila Real de Santo António… são eventos que ajudam a consolidar a ideia de que o Algarve já não é só Sol e Praia. No entanto, o turismo a que muitos gostam de apelidar de "pé-descalço" não se coaduna com eventos culturais (especialmente se pagos!).

Vale no entanto o esforço e a vontade de mudar. Esperemos que o Algarve se torne de facto num destino turístico para o ano inteiro e que as diferentes potencialidades possam ser aproveitadas.

Vejamos, a título de exemplo, o que foi feito com a Serra da Estrela. Se muitos diziam que o turismo por lá se limitava à neve (e consequentemente aos meses de neve) outros houve que acreditaram que alargar o turismo a outras estações do ano era possível e, reunindo sinergias com a "Neve" e aproveitando as infra-estruturas existentes, o turismo na Serra da Estrela alargou-se agora às bicicletas todo-terreno (BTT), mais concretamente ao Downhill e Freeride. Agora a Serra da Estrela é também destino de Primavera, Verão e Outono!

Esperemos o melhor do nosso Algarve e vamos aproveitar as potencialidades da nossa Serra e Costa Algarvia!

Marco Rodrigues
Economista
Postal do Algarve 27.07.2006

Postal do Algarve

Comente este artigo

Comentários por HaloScan.com
Tiago Torégão João Nuno Neves Pedro Miguel Ortet Jorge Lami Leal Jorge Moedas Carlos Baía Lara Ferreira Hugo Leonardo Nuno Silva Alexandra Paradinha Pedro Gonçalves Miguel Antunes António Ramos Marco Rodrigues Alexandre Costa Outros