vialgarve                   
vialgarve                                    João Nuno Neves
Navigation Map
e-mail vialgarve

webmaster JNN
Afirmar o Algarve

A nossa bela região encontra-se envolvida em diversos desafios, sendo vital que a maioria destes sejam vencidos. São desideratos muito importantes, cujo sucesso ou insucesso poderão ditar, em parte, o futuro da região. Optámos por elencar alguns destes, não necessariamente os mais importantes, mas seguramente alguns dos mais relevantes.

Organização Territorial
Está a existir pouca discussão quanto à melhor forma de nos organizarmos. Uma Grande Área Metropolitana? Esta semana o Sec. Estado Dr. Miguel Relvas aventou que a possibilidade mais forte para o Algarve seria a existência de duas Comunidades Urbanas (com "sedes" em Faro e Portimão). Pessoalmente optamos por esta segunda hipótese, mas o mais importante é que as forças vivas debatam esta questão e que os autarcas decidam em consonância com o interesse da região, não dos voláteis interesses partidários ou dos "pequenos" interesses concelhios.

Proalgarve e restantes fundos comunitários (QCA III-até 2006)
Existe a possibilidade de a região Algarvia deixar de ser região prioritária na União Europeia, pelo que estes fundos comunitários até ao final de 2006 são as verbas que temos para já garantidas. A optimização na utilização destes recursos, na efectiva melhoria das condições de vida das populações e na criação de condições de desenvolvimento económico são objectivos essenciais. E não se sabe se alguma vez voltaremos a ter um "bolo" destes…

Faculdade de Medicina
Em 1998 o Algarve não conseguiu fazer lóbi suficiente para conseguir trazer uma Faculdade de Medicina para o Algarve. Desde essa altura, a Univ. Algarve tem vindo a queimar uma série de etapas, incluindo a Escola de Enfermagem na UALG e criando uma série de cursos superiores em áreas assessorias da Medicina. Neste momento só falta … a Faculdade de Medicina. Vejamos se o lóbi 2003 tem mais força do que o de 1998… pelo menos agora temos o Sec. Estado da área…

Euro 2004 / Parque das Cidades / Futebol
O Euro 2004 vai ser o primeiro grande evento nacional onde o Algarve participa de corpo inteiro. Vai ser um grande estímulo económico na região e uma excelente promoção do Algarve. Depois, ficamos com um excelente estádio para …. duas equipas a participarem na II Divisão B… Se o Estádio terá que ter uma utilização racional (torneios com equipas estrangeiras que escolhem o Algarve no seu defeso, concertos, arrendamento de espaços diversos, etc), tenderá a surgir uma estratégia futebolística regional. A criação de uma grande equipa de futebol regional ou a "reactivação" do Sporting Clube Farense serão as hipóteses mais fortes. Preferimos que o histórico SCF seja saneado e a sua SAD dotada de meios para gerir…. o que nunca aconteceu…

TGV 2018 / Via do Infante / Auto-Estrada
Com a Auto-estrada concluída, a Via do Infante longe das portagens, o meio ferroviário deverá ser a próxima grande aposta regional. TGV com inauguração em 2018, ligando o Algarve a Lisboa e a Espanha, poderá ser óptimo na redução da sazonalidade, favorecendo a actividade turística. Falta a restante ferrovia regional, a que liga o Algarve de uma ponta a outra e que se encontra bastante degradada e obsoleta. E uma qualquer ligação ferroviária entre Olhão/Faro/Loulé parece imprescindível para os próximos anos. Antes de 2018...

Associativismo / Lóbi
O Algarve nunca se une a uma só voz. Basta ver o número de associações, de todos os tipos e feitios, que proliferam de barlavento a sotavento, e ver a inefeciência de recursos que esta polverização gera, além de diminuir o poder de cada uma e dificultar a coesão de todos. Vejam-se bons exemplos a Norte… Quantas vezes os oito deputados eleitos pelo círculo do Algarve (do PSD e do PS) se juntaram numa valente patuscada, em Lisboa, para fazerem lóbi por um qualquer interesse Algarvio?

Se estas "pequenas" coisitas se conseguissem, já não era nada mau. Mas espero que possam aparecer Homens visionários que possam fazer muito mais e melhor…

João Nuno C. Arroja Neves
Economista
Jornal do Algarve 27.11.2003

Jornal do Algarve

Comente este artigo

Comentários por HaloScan.com
Tiago Torégão João Nuno Neves Pedro Miguel Ortet Jorge Lami Leal Jorge Moedas Carlos Baía Lara Ferreira Hugo Leonardo Nuno Silva Alexandra Paradinha Paula Rios Pedro Gonçalves Miguel Antunes José Leiria André Botelheiro André Ramos António Ramos Marco Rodrigues Outros