vialgarve                   
alternativa                              João Nuno Neves
Navigation Map
e-mail vialgarve

webmaster JNNN
O Mito dos Independentes

Desde há alguns anos que se vem falando de independentes na política. Os diversos partidos políticos, por forma a melhorarem a sua imagem junto da opinião pública, apareceram com cidadãos independentes a concorrem pelas suas listas, pretendendo demonstrar assim a sua abertura à sociedade civil.

Para começar, a palavra "independente" parece-nos incorrecta, pois independentes deverão ser todos aqueles cidadãos que de livre vontade se candidatam para gerir a coisa pública, nos seus diversos níveis. A palavra correcta deverá ser "não filiados", ou seja, aquele que não está inscrito em nenhum partido político. Até porque, para se chamar independentes a uns estar-se-á a insinuar a não independência de outros...

Esta questão dos "independentes" é uma falsa questão. Importa é trazer para a gestão da coisa pública pessoas competentes, tecnicamente capazes e politicamente honestas.

Os partidos políticos, por força da sua actuação fechada onde não é motivada a adesão de pessoas de espírito livre que não sejam amigas de alguém, deixaram de ser amostras representativas da sociedade. Muitas vezes os pequenos poderes internos são o principal objectivo político. O que não invalida que haja pessoas competentes e capazes no seu seio.

O militante tem uma série de obrigações, tendo um vínculo forte com o partido, estando obrigado a respeitar estatutos e outros normativos internos, bem como o programa eleitoral. Em caso de comportamento incorrecto, está sujeito a procedimento disciplinar.

O "independente", melhor, o "não filiado" não tem qualquer tipo de obrigação, hoje está com "A", mas amanhã está facilmente com "B", não tem qualquer compromisso a não ser consigo próprio. Se está comprometido com os ideais do partido porque não se filia? Já vimos atrás, que até prova em contrário, todos são independentes.....

Posto isto tudo, deixemo-nos de "independentes" não filiados, "independentes" filiados, e escolhamos as melhores pessoas para cada lugar. Sem menorizar uns e engrandecer outros.... injustamente!

João Nuno C. Arroja Neves
Economista
Notícias do Algarve 21.01.2002

Notícias do Algarve

Comente este artigo

Comentários por HaloScan.com
Tiago Torégão João Nuno Neves Pedro Miguel Ortet Jorge Lami Leal Jorge Moedas Carlos Baía Lara Ferreira Hugo Leonardo Nuno Silva Alexandra Paradinha Paula Rios Pedro Gonçalves Miguel Antunes José Leiria André Botelheiro André Ramos António Ramos Marco Rodrigues Outros