vialgarve                   
vialgarve                                Carlos Jorge Baía
Navigation Map
e-mail vialgarve

webmaster JNN
Optimismo

Há pouco mais de um ano Portugal encontrava-se mergulhado numa grave crise económica, com reflexos ao nível social, que fazia com que nos sentíssemos "os piores do mundo".

Passado um ano o cenário transformou-se. Começam a surgir os primeiros sinais de retoma económica e no actual contexto o país beneficia de um conjunto de eventos que contribuem para o reforço da sua auto-estima.

E, embora a questão da auto-estima de um povo, possa parecer de menor importância, o que é certo é que povos com maior grau de auto-estima, e logo de confiança, tenderão a consumir mais, contribuindo desta forma para um mais rápido crescimento da economia.

A conjuntura actual tem sido bastante favorável ao país.

O Rock in Rio correu da melhor forma. O Euro 2004, também correu bem no que respeita à organização, tendo sido considerado pela União Europeia de Futebol (UEFA) como o melhor europeu de sempre. E também no plano desportivo as coisas correram muito bem (no momento em que escrevo este artigo a selecção de todos nós está já apurada para a final).

E, se o Rock in Rio teve menos projecção a nível internacional, já no que respeita ao Euro 2004, a organização dos jogos e eventos conexos tem decorrido sem problemas e o evento tem sido uma otima forma de divulgação do país, pela positiva, além fronteiras. Este sucesso organizativo levou mesmo a que figuras destacadas do desporto mundial, como o alemão Franz Beckenbauer, tenham elogiado fortemente a organização, afirmando nomeadamente que a Alemanha terá de se esforçar em 2006 para conseguir organizar o evento tão bem como Portugal, aquando do mundial de futebol. Quem diria…..

No plano desportivo, os nossos jogadores empenharam-se e mostraram estar ao nível das melhores equipas do mundo, que entretanto foram deixando pelo caminho, como é o caso da Inglaterra, Espanha ou Holanda.

Para receber o Euro as nossas cidades engalanaram-se, e, no caso de Faro, com o arranjo de algumas zonas de circulação para peões e de espaços verdes o resultado final foi muito agradável. Quem não gosta de passear numa cidade assim?

Os visitantes ainda que, na maioria dos casos, ficando apenas por um ou dois dias, trouxeram cor, alegria e consumo às cidades.

Já noutra área, no campo político, ficamos a saber que o nosso Primeiro Ministro, Dr. José Manuel Durão Barroso, irá ocupar um cargo do mais alto nível à escala mundial - Presidente da Comissão Europeia.

Certamente que a ocupação de tal cargo por um português deve ser visto com orgulho pelos portugueses, e trará certamente maior visibilidade ao país, sendo legitimo pensar que poderemos vir a ter maior poder para influenciar negociações que venha a decorrer futuramente no âmbito daquele organismo.

Neste breves exemplos se verifica que Portugal dispõe de massa crítica, ao nível humano, para ombrear com os melhores do mundo.

Seja pelo futebol, seja pela política, ou por outras áreas, o que importa é que os portugueses percebam que, quando assumem compromissos conseguem cumpri-los e estar entre os melhores.

Estes exemplos devem pois ser tido em atenção e devem servir para que todos nos mobilizemos para as coisas importantes do futuro, certos de que dessa forma superaremos com maior facilidade as crises que nos surjam e contribuiremos para um mais rápido desenvolvimento do nosso país.

Carlos Jorge Baia
Gestor de Empresas
Jornal do Algarve 15.07.2004

Jornal do Algarve

Comente este artigo

Comentários por HaloScan.com
Tiago Torégão João Nuno Neves Pedro Miguel Ortet Jorge Lami Leal Jorge Moedas Carlos Baía Lara Ferreira Hugo Leonardo Nuno Silva Alexandra Paradinha Paula Rios Pedro Gonçalves Miguel Antunes José Leiria André Botelheiro André Ramos António Ramos Marco Rodrigues Outros